CUIDADOS NO PLANTIO DO SOJA NA SAFRA 18/19 FRENTE A INFLUÊNCIA DO CLIMA

Eng. Agrônomo Gustavo Drum / Dep. Técnico COPERBOA

 

O plantio de soja no Brasil iniciou no mês de outubro nos principais estados brasileiros produtores da leguminosa, (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e outros).

No estado catarinense o plantio iniciou em meio a aberturas de tempo, frente a grande precipitação pluviométrica influenciada pelo fenômeno El Niño, fator esse que influencia muito o sul do Brasil com o excesso de chuvas, e o norte afetado com forte estiagem.

 

“Em outubro de 2015, o excesso de chuvas no sul do Brasil causou enchentes e milhões de reais em prejuízos. Em Santa Catarina, mais de 157.500 pessoas foram de alguma forma atingidas pelas chuvas em 111 municípios, dos quais 42 decretaram situação de emergência. Quatro pessoas morreram. Os prejuízos passaram de R$ 500 milhões. Fonte: Wikipédia”

 

Para a safra 2018/2019 teremos forte influência do clima no Sul do Brasil. Sendo que a instalação de uma lavoura de soja requer um planejamento adequado, pois é uma etapa que determina o início de um ciclo produtivo de aproximadamente 110 a 140 dias.

Sabe-se que o sucesso de uma lavoura está diretamente ligado ao plantio, e para isso, algumas medidas e recomendações técnicas devem ser levadas em consideração para realização desde. Para garantir uma boa safra, alguns cuidados são de extrema importância.

Cada agricultor deve estar atento aos mecanismos do seu equipamento de plantio, dentre eles o tipo de dosador de semente, o limitador e profundidade e o compactador de sulco.

A velocidade ideal de plantio não deve ultrapassar os 4 a 5 km/h, quando fora deste intervalo pode haver interferência na uniformidade de distribuição e causar de danos mecânico na semente.

A profundidade ideal para efetuar o plantio é de 3 a 5 cm, tendo cuidado para posição semente e adubo, o qual deve ficar abaixo da semente, evitando o contato direto, pois a salinização do fertilizante prejudica a germinação e emergência das plântulas de soja.

Outro item de extrema importância que deve ser observado no momento do plantio é a densidade de semeadura, pois para cada cultivar existe uma recomendação de população de plantas por hectare. Para se obter um stand ideal, deve-se calcular o número de sementes a serem distribuídas, para isso, se faz necessário conhecer o percentual de germinação do lote de semente.

As adoções das técnicas preconizadas para o plantio diminuem sensivelmente as falhas na lavoura. Convém lembrar, entretanto, que se por um lado falhas prejudicam os rendimentos, por outro lado o excesso de plantas pode provocar desde o acamamento até o aparecimento de doenças como exemplo podemos citar Sclerotinia sclerotiorum (Mofo-Branco), que é causa de consideráveis perdas de produção em nossa região em sojas com altas densidades de populações, ambiente favorável para a multiplicação de fungos causadores de várias doenças.

Observa-se em nível de campo que pequenas variações de população não afetam significativamente o rendimento das lavouras, visto que os próprios obtentores recomendam uma densidade de semeadura com intervalo de aproximadamente 20% em média, desde que as plantas estejam bem distribuídas e sem muitas falhas.

Todas as cultivares apresentam uma época tolerada e outra preferencial de plantio, onde nesta, sabe-se que a expressão do potencial produtivo será maior.

Dessa forma o departamento técnico da COPERBOA, está à disposição para lhe auxiliar na regulagem dos equipamentos, acompanhamento dos plantios e principalmente a recomendação das populações e épocas de plantio ideais para cada variedade. Outro fator importantíssimo é não deixarmos para última hora a retirada dos insumos junto a cooperativa, para evitar filas nos carregamentos de seus produtos, além de que com a influência do clima, as aberturas de janelas para o plantio devem ser aproveitadas ao máximo, pois sabemos que o tempo bom para o plantio está sendo precioso nesta safra.

 

COPERBOA Á QUALIDADE E A TÉCNICA ESTÃO SEMPRE A FRENTE.

 

Foto: Início do plantio de soja, produtor Neto França / Campos Novos - SC

Rodovia SC 452, Km 38 | Boa Esperança
Campos Novos - SC | CEP: 89620-000

(49) 3544.0448 | (49) 3090.2101 | 98808.6004

Coperboa ©2015. Todos os direitos reservados