Sementes

Sementes de Azevém

Descrição:
O Azevém anual (Lolium multiflorium) tem sua origem no sul da Europa, nesta região, o azevém é considerado como uma gramínea indígena. Atualmente, o Azevém anual se constitui na segunda gramínea anual de inverno mais cultivada nos Estados do Sul.
O azevém anual consagrou-se como grande opção pela sua facilidade de ressemeadura natural, resistência a doenças, bom potencial de produção de sementes e versatilidade de uso em associações, na região sul do Brasil.
O Azevém é uma gramínea anual, porém, pode se comportar como bianual em função da ressemeadura natural. O sistema radicular é altamente ramificado e denso com muitas raízes adventícias e fibrosas.
Os colmos vegetativos são cilíndricos e eretos, podendo-se tornar decumbentes, e podem atingir 100-120 cm. As lâminas das folhas do azevém anual são brilhantes, e esta espécie pode ser facilmente diferenciada da aveia e de outros cereais de inverno observando-se as características morfológicas das lígulas e aurículas.
O cultivar mais utilizado é o Azevém comum. Esta gramínea anual ocorre em muitos tipos de solos, tolera umidade, desde que não excessiva e apresenta altas respostas ao aumento da fertilidade do solo.
O Azevém pode ser estabelecido tanto em condições de preparo convencional como em plantio direto.
O método de estabelecimento de uma pastagem vai depender principalmente do grau de infestação de plantas daninhas, pastagem a ser implantadas, existência e localização de camadas compactadas, riscos de erosão e do equipamento disponível da propriedade.
Quanto à época de semeadura, esta vai de abril a junho. A densidade de semeadura para o Azevém é de 20-25 Kg de sementes/ha, o que corresponde a 400-500 sementes aptas por metro quadrado.
As pastagens de Azevém caracterizam-se por apresentarem alto valor nutritivo, e como conseqüência, proporcionam também altos ganhos por animal.
Rodovia SC 452, Km 38 | Boa Esperança
Campos Novos - SC | CEP: 89620-000

(49) 3544.0448 | (49) 3090.2101 | 98808.6004

Coperboa ©2015. Todos os direitos reservados